Mais lidas

Compartilhe!

Compartilhe!

Entrevista com o analista de desempenho do Campinense

Hoje, o Blog do Campinense traz uma entrevista com o Analista de desempenho do Campinense Clube: Adriano Motta. Durante a entrevista você entenderá o seu papel dentro do clube e sua importância.



Confira:

- Blog do Campinense: Qual a função do analista de desempenho?

- Adriano Motta: Bem, o analista de desempenho é o profissional que faz todo o estudo da parte técnica e tática levando em consideração as ditas cinco fases do jogo, e como o adversário, e a nossa própria equipe, se comporta ao longo das mesmas. Ou seja, quando estudamos um adversário, procuramos estabelecer padrões comportamentais coletivos e individuais que àquela equipe apresenta ao longo de uma competição, por exemplo.

A partir daí, encaixamos as informações dentro das nuances do trabalho, que é dividido entre a parte quantitativa e qualitativa.

- Blog do Campinense: Há quanto tempo você trabalha no Campinense?

- Adriano Motta: O trabalho no Campinense se iniciou em Janeiro deste ano. No último dia 3, inclusive, completamos 7 meses de trabalho dentro do Clube, e, com isso, conseguimos de cara alguns resultados expressivos, como o bicampeonato paraibano, e o vice da Copa do Nordeste.

- Blog do Campinense: Você trabalha só ou existe pessoas para lhe auxiliar?

- Adriano Motta: O trabalho bruto, em si, é feito apenas por mim. Ou seja, toda a parte de estudo dos adversários e da nossa equipe, desde edição de vídeos, flagrantes de bola parada e bola rolando, até a montagem de preleção e orientação particular para os atletas. Porém, durante os jogos, eu tenho ajuda do Dayvson, que faz toda a filmagem da partida, e, posteriormente, me fornece essas imagens para que o trabalho possa ser feito no decorrer da semana.

É de suma importância isso que ele faz, afinal, precisamos ter a nossa própria filmagem, que é uma imagem mais aberta e panorâmica de tudo que acontece no jogo, diferentemente da imagem da TV, por exemplo; com isso, podemos entender melhor o que acontece durante os jogos.

- Blog do Campinense: Quais ferramentas você utiliza para analisar o Campinense?

- Adriano Motta: Não só para o Campinense, mas para os adversários também, o analista precisa dispor de um leque de opções. Desde o editor de vídeos, até um bom software de mapeamento geral dos jogadores. A tecnologia é de suma importância para esse trabalho.

Embora algumas dificuldades no início do ano, pelos poucos recursos, conseguimos alcançar o equilíbrio para que possamos fazer um bom trabalho.

O importante é que o restante da comissão vêm aprovando o que têm sido feito, e os resultados estão aparecendo dentro de campo.

- Blog do Campinense: Qual sua relação com os atletas? E com o treinador e comissão técnica como todo?



- Adriano Motta: Relação é da melhor possível com ambos. Os atletas me respeitam e gostam bastante de mim, e do que eu faço. Eles entendem que tudo é feito pelo bem comum do coletivo e do crescimento individual deles; afinal, o coletivo precisa potencializar o individual, gosto sempre de dizer isso, e muito dificilmente essa ordem vai ser alterada dentro do futebol moderno.

E com o restante da comissão, é mais do mesmo. Seja com o Diá, no primeiro semestre, que me fez o convite para ingressar no Clube, ou com Moroni, que me dá todo respaldo possível para que possamos fazer um bom trabalho.

Todos são pessoas boas e capacitadas. Agradeço muito por ter conseguido trabalhar com gente do cacife de Romildo e Gian, auxiliar e preparador físico, respectivamente, no primeiro semestre; assim como o Dinho e o Mateus, também auxiliar e preparador, respectivamente, neste segundo semestre.

- Blog do Campinense: Como você analisa o desenvolvimento do Campinense no inicio da temporada até agora, mesmo sabendo que houve mudanças no elenco

- Adriano Motta: Olha, conseguimos um resultado muito satisfatório e rápido ao longo do primeiro semestre. Mérito dos jogadores, que assimilaram muito rápido aquilo que foi pedido à eles.

A partir do fim da Copa do Nordeste, e todo aquele imbróglio do Campeonato Paraibano, o trabalho foi prejudicado de certa forma. Perdemos o ritmo por termos parado por 15 dias, e, ao final de tudo isso, não tivemos transição entre o Estadual e o Nacional. Isso prejudicou.

Fizemos dois jogos ruins e um regular no primeiro turno da fase de grupos, mas no returno conseguimos recuperar aquilo que tivemos no primeiro semestre. Oscilamos por naturalidade dos fatos em nossa volta. A partir de agora, a tendência é só de crescimento.


- Blog do Campinense: Pensando no futuro, como você espera que toda essa parte de análise dentro do Campinense esteja?



- Adriano Motta: Espero que bem estruturada. Muito bem estruturada, aliás. Modéstia à parte, planejo criar um Centro de Inteligência dentro do Clube. Já conversei sobre isso com o Mancha, inclusive, e, em caso de acesso, tudo isso é facilitado.

Meu discurso para com a diretoria é de que não quero ser o primeiro e último analista do Clube. Quero que minha chegada seja o pontapé inicial de algo maior. Hoje é indispensável um Centro de Inteligência e Análise em um time de futebol. É preciso!

- Blog do Campinense: Como iria funcionar esse Centro de Inteligência?

- Adriano Motta: A Análise de Desempenho não se resume apenas ao estudo de adversários, por exemplo. Existem outras nuances para esse trabalho. Dentre elas, a prospecção de mercado para futuras contratações de atletas viáveis, ou o auxílio mais preciso na fisiologia e preparação física do Clube.

A ideia é se espelhar nos maiores centros do Brasil e do Mundo. Pegar de cada um pouco. Já tenho contatos com pessoal de alguns clubes, e venho pegando algumas informações. Pessoas do Fortaleza, do Vasco, etc.

- Blog do Campinense: Obrigado pela disposição de tempo e bom trabalho. Esperando que seja coroado com o acesso

- Adriano Motta: Eu que agradeço o espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog do Campinense não tem qualquer vínculo com o site oficial do Campinense Clube.

Em postagens antigas, é possível haver erros de português e digitação. Pedimos desculpas, mas não tem como corrigir tantas postagens. Caso você perceba algum, por favor comente e corrigiremos o mais rápido possível.
Traduzido Por: Mais Template - Designed: Blogger Templates - Curioso Curiosidades